Psicóloga Roselene Espírito Santo Wagner explica a importância da psicometria

Curta e Siga Paulista FM
1
Roselene Espírito Santo Wagner, uma das mais importantes psicólogas do Brasil, explica a importância da Psicometria, uma área da Psicologia dedicada a testes e avaliações envolvendo dados qualitativos e quantitativos, que revelam a diferença individual de cada ser.
“Esta área da Psicologia que chamamos de Psicometria, utiliza conhecimentos estatísticos e de outros processos matemáticos à Psicologia. Com estes dados podemos cruzar informações  e confeccionar Laudos, Psicoavaliações, Avaliações Neuropsicológicas, que nos garantem as condições intelectuais e comportamentais daquele sujeito, naquele momento da vida.  Revelando  se a estrutura está em consoante funcionalidade. E revelando fenômenos comportamentais do sujeito em testagem.
Com isto podemos avaliar se o candidato está apto ou não,  para ocupar determinados cargos/funções profissionais.
Alfred Binet (1857-1911), psicólogo francês, elaborou em 1905 a primeira escala de inteligência (conhecida por escala métrica de Binet-Simon). Nos estudos que levou a cabo a aplicação desta escala a crianças, Binet estabeleceu dois conceitos fundamentais: idade cronológica (idade da vida de um indivíduo, desde o nascimento até um tempo determinado) e idade mental (nível de desenvolvimento mental que pode ser inferior, igual ou superior à idade cronológica).
E foi com base nestes dois conceitos de Binet, que William Stern, psicólogo e filósofo alemão, estabeleceu um outro conceito: o do quociente intelectual (habitualmente conhecido por Q.I. e que se obtém dividindo a idade mental pela idade cronológica e multiplicando por 100).Um “teste mental” é um instrumento de trabalho com vista a medir realidades de ordem psicológica ou, por outras palavras, é uma situação experimental que serve de estímulo a um comportamento que se pretende medir. O comportamento num teste realizado por um indivíduo é avaliado através de uma comparação estatística com o de outros indivíduos colocados na mesma situação
Estes testes  só podem ser aplicados por um psicólogo.
Algumas profissões exigem que os candidatos façam estes testes. Trabalho com testagem principalmente em pilotos e comissários de bordo para a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que exige a testagem de quatro domínios: memória, personalidade, atenção e raciocínio. Construímos um Laudo Final com a indicação da Aptidão ou Não, para o exercício das funções.
Explica a especialista.
“Existem outras funções  que exigem a psicometria; como algo básico que é  a Carteira Nacional de Habilitação do Detran. Ou quem deseja a permissão  para Porte de Arma.
Completa Roselene Espírito Santo Wagner.

A psicóloga clínica, psicanalista, neuropsicóloga, psicóloga bariátrica, terapeuta de casal e família com especialização em Psicologia na Dimensão do Envelhecimento, deixa claro que não trabalha com testagem para porte de arma, mas acredita que o assunto é bem pertinente para o momento: “No atual cenário político isso será bem solicitado”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *