Você sabia que a alimentação é uma grande aliada no combate do câncer de mama?

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O Fundo Mundial para Pesquisa em Câncer (WCRF) anunciou que entre 30% a 40% dos casos de câncer são ocasionados por alimentação e atividades físicas. Herança, idade e “falta de sorte” também fazem seu papel nessa porcentagem.
Muitos pensam que o câncer é reflexo de má alimentação e muitas pessoas não fazem noção que elas mesmas podem fazer sua parte para tentar evitar o câncer ou qualquer outro tipo de doença. E quando falamos em câncer pensamos logo em aditivos, hormônios injetados nas carnes, alimentos orgânicos e etc. Mal sabem elas que um peso saudável e alimentação balanceada é muito mais importante. E como conseguir um peso ideal e um estilo de vida saudável? Se alimentando bem, fazendo atividade física, tendo menos estresse e boas horas de sono.
“A alimentação é uma grande aliada no combate do câncer de mama e outras doenças. Ter uma alimentação balanceada ingerindo suas necessidades básicas diárias de nutrientes, vitaminas e minerais, diminui as chances de adoecer. Lembrando que não há garantia de não ter câncer”, afirma a coach de emagrecimento e consultora alimentar, Gabi Lodewijks.
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Conforme estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram registrados 59.200 casos de câncer de mama no Brasil. “É número extremamente alto e isso precisa diminuir. Além de controles que devem ser feitos, podemos cada uma de nós fazer nossa parte nos alimentando bem e praticando atividades físicas. Viver uma vida saudável não nos impede de adoecer mas diminuem muito os chances. Então por que não tentar? Precisamos cuidar do nosso corpo, ingerir nutrientes necessários evitando produtos industrializados e dando preferência a alimentos frescos com o mínimo de ingredientes possíveis”, orienta a especialista.
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De acordo com Gabi Lodewijks, maçã, feijão, ervilha, azeite de oliva, cereais diversos e frutas vermelhas têm propriedades anticancerígenas que diminuem os riscos de aparecimentos de tumores: “Consuma peixes, eles são ótimos no combate ao câncer de mama por serem ricos em gordura insaturada, que faz bem a saúde, diferente da gordura saturada. Os melhores peixes são a sardinha, salmão e atum. A sardinha é rica em vitamina D, um proto-hormônio que interfere no desenvolvimento do câncer. Alimentos ricos em fibras e frutas também são indicados. É preciso evitar gorduras, qualquer tipo como pastel, lanches, leite integral e frituras em geral”.
“A carne vermelha é um alimento inflamatório, o que faz aumentar as chances de se desenvolver um câncer. Não é preciso parar de comer carne vermelha, mas sim diminuir o consumo. Cada pouco que fizermos já é bom. Fora a alimentação vale citar que o excesso de peso, cigarro e álcool são muito prejudiciais para a saúde em si e também são grandes vilões. É recomendado a prática de qualquer atividade física por pelo menos 30 minutos diários. Seja uma caminhada, corrida, subir escadas, dançar, ao movimentar seu corpo e sua mente, sua saúde agradecerá”, completa a coach de emagrecimento e consultora alimentar.
Para evitar o câncer de mama, deve-se diminuir gorduras animais saturadas (carnes vermelhas, manteiga, queijos gordos), açúcares e derivados (bolos, bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos de caixinha, chicletes, balas) e bebidas alcoólicas. Deve-se aumentar o consumo de fibras através do consumo de verduras, legumes e frutas, peixes ricos em gordura boa (ácidos graxos ômega 3), como salmão, sardinha, atum, alimentos que possuem substâncias antioxidantes, sobretudo vitaminas A, C e E (encontram-se nos vegetais de cor escura como as couves, os espinafres, os brócolis e as cenouras), nos frutos de cor laranja (laranja, melão, minerais como o selênio (encontram-se nos legumes como a cebola e o alho fresco) e fitoquímicos (encontram-se no tomate, couves, chá verde, azeite virgem, cacau, limão e uvas, entre outros).

“Prevenir o câncer no geral através de uma alimentação saudável parece impossível, de qualquer jeito existem várias opções para você fazer sua parte e contribuir com a sua saúde. Se não conseguir evitar o câncer através de um estilo de vida saudável, pelo menos há a vantagem de se viver saudável e seu corpo agradece. Sempre consulte um especialista para montar uma dieta balanceada pois cada pessoa tem suas necessidades diárias de ingestão calórica de acordo com idade, sexo, estilo de vida e histórico médico”, conclui Gabi Lodewijks.

Fabiano de Abreu 
Gestão geral grupo MF Press Global
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