Diretor de Filme renomado visita a Rádio em Torre de Pedra e fala do Filme que teve sua estréia na Praça São Pedro.
Com direção de Reinaldo Volpato, Estranhas Cotoveladas ganha première na Praça São Pedro no próximo dia 25, às 20h, durante as comemorações de 32 anos do município paulista
A celebração pelo aniversário de Torre de Pedra, em São Paulo, começa com uma homenagem especial. No próximo dia 25 (sexta-feira), às 20h, a Praça São Pedro recebe a exibição inédita do longa-metragem Estranhas Cotoveladas. Dirigido pelo cineasta Reinaldo Volpato, a produção tem o município paulista como um dos cenários da história. A sessão é gratuita e aberta ao público.
A première exclusiva marca o início da turnê do filme pelo interior paulista. O lançamento oficial nas salas de cinema está previsto ainda para este ano.
Ponto alto do Estranhas Cotoveladas é que Torre de Pedra não serve apenas de cenário, ela também é personagem e narradora da história. “A Torre de Pedra é um monumento portentoso, e eu intuí que ele deveria contar a história desse povo forte e determinado numa perspectiva profética, lincada ao tempo e à história do universo sideral e da humanidade”, justifica Volpato.
No filme, a médica Ella Trieste se coloca no centro de um triângulo amoroso com dois homens de mundos opostos. O primeiro é um jovem usineiro de cana de açúcar; o outro, de quem mais gosta, é um agrônomo que está implantando uma agricultura familiar e orgânica. Ella quer seguir seu coração, mas sente que precisa conciliar interesses econômicos e ambientais contraditórios.
O ponto de conexão entre os três personagens é justamente a Torre de Pedra, onde eles vivem e a trama se desenvolve. Mas a produção conta com outras cidades como cenário, como Pardinho e a vizinha Botucatu.
“Sou nascido e criado no interior paulista e essas opções são centrais na minha carreira. Realizei muitos filmes e reportagens televisivas sobre a realidade interiorana”, comenta Volpato.
O diretor tem dedicado sua carreira cinematográfica a produzir filmes e programas sobre o interior paulista desde 1974, especialmente sobre a cultura caipira. “Sou originário e militante nesta saga”, completa.
Volpato é cineasta formado pela ECA/USP. É diretor, produtor, roteirista e montador de filmes e programas de TV. Dirigiu os longas ABRASASAS, A Moda é Viola, Jahu: A Saga do Comandante João Ribeiro de Barros e Os Favoritos da Catira. Produziu e montou o documentário O Profeta das Águas, de Leopoldo Nunes. Na TV Cultura, foi repórter de jornal e diretor do Viola, Minha Viola, apresentado por Inezita Barroso. Trabalhou também em programas como Globo Repórter, Domingo Gente, Jornal Hoje e Gente que Faz. Também foi gerente de programação da TV Brasil/EBC.
O lançamento de Estranhas Cotoveladas faz parte do projeto Núcleo de Distribuição Cinema do Interior, realizado através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Governo do Estado de São Paulo, com recursos da Lei Paulo Gustavo via Ministério da Cultura e Governo Federal.
Com coordenação geral do produtor Lucas Pelegrino, ele prevê a exibição em salas de cinema tradicionais e alternativas de quatro filmes realizados no interior paulista.
Além de “Estranhas Cotoveladas”, fazem parte da coleção “As Quatro Estações da Juventude”, “Ivan” e “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca”.
“Queremos ativar um circuito exibidor no interior e, com isso, abrir novos horizontes para a indústria cinematográfica regional. Não só nas salas de cinema tradicionais, mas também em outros espaços”, conclui Pelegrino, sócio-fundador da LPB Content, produtora voltada para a realização de filmes no interior paulista.
Assessoria de imprensa
Guilherme Mariano
Email: guilhermemariano.mss@gmail.com
Whatsapp: 11 98953.7182