Dupla Sertaneja Revelação de 2019: Matheus & André!
Os irmãos gêmeos são do Rio Grande do Sul e estão buscando conquistar espaço na música sertaneja. Recentemente, eles estiveram na Assembleia Legislativa de São Paulo para receber um prêmio.
Naturais da cidade de Erechim, no estado do Rio Grande do Sul, os irmãos gêmeos de 22 anos, Matheus André Giacomelli e André Luiz Giacomelli, após terem trabalhado em um grupo musical, decidiram formar a dupla sertaneja Matheus & André, e, desde então estão trabalhando para conquistar um espaço como artistas.
Confira uma entrevista exclusiva que nosso jornal fez com a dupla.
Jornal União – Como vocês iniciaram a carreira?
Matheus & André – A veia musical tem origem familiar. Temos familiares instrumentistas que tocavam entre amigos, no coral da igreja e em trio animando festas. Quando éramos pequenos, nossa mãe e nossos avós maternos nos davam de presente violões de brinquedo, e nos contavam histórias envolvendo a música, o que acabou plantando a semente que germinou dentro de nós: o amor a música e o espírito de artistas da música sertaneja.
Cantamos juntos há muito tempo, mas iniciamos a nossa carreira de forma profissional em 2015 depois de guardarmos com muito esforço, algumas economias para comprar alguns equipamentos de sonorização para que pudéssemos nos apresentar ao vivo.
Em 2011, nossa Mãe ficou desempregada e muito doente, achávamos que perderíamos ela. Na época, com 13 anos de idade, começamos a coletar reciclados nas ruas. No início éramos muito inexperientes no manuseio dos materiais, pois não sabíamos organizar e separar o que coletávamos. Com o passar do tempo, fomos ganhando sabedoria na área e os resultados começaram a aparecer. Coletamos reciclados por sete anos, onde mantivemos o sustento da casa e a luta por um sonho no osso do peito, enfrentando crises, dificuldades e a invisibilidade de dois jovens recicladores perante a sociedade. E lembra que comentamos que guardamos economias durante muito tempo para compramos um som? Foi nessa época que guardando todo mês uma pequena quantia, fizemos nosso primeiro investimento na carreira musical. Nunca desistimos e nossa mãe por mais que saiba que é um caminho difícil esse da música, nunca deixou de apoiar e ser um dos nossos principais pilares para que sigamos em frente buscando nossos sonhos, que por mais que saibamos que podem estar longe, temos a convicção que no tempo certo, iremos alcança-los. Nunca deixamos os estudos de lado, e hoje, estamos quase formados, adquirir conhecimento é a base fundamental para nos tornarmos bons cidadãos e alcançar a prosperidade.
Jornal União – Vocês sempre gostaram de cantar?
Matheus & André – O amor pela música sempre foi intrínseco e intenso em nós dois. O canto surgiu juntamente com a aprendizagem de instrumentos. Cantar é a expressão mais intensa do que sentimos e é algo que fazemos com amor buscando sempre nos aperfeiçoar.
Jornal União – Porque escolheram a música sertaneja?
Matheus & André – Amamos a música sertaneja. Nossas inspirações vêm principalmente de artistas sertanejos que marcaram época com seus sucessos, mas elas se completam com artistas internacionais, as quais também ouvíamos muito quando éramos pequenos juntos com a nossa mãe. Escolhemos a música sertaneja pelo amor ao estilo, por ser um estilo popular, um canal transmissor de nossas mensagens ao grande público, através de nossas músicas.
Jornal União – Quais desafios vocês enfrentaram e ainda enfrentam nesta profissão?
Matheus & André – Primeiramente, nos desafiamos sempre em ser mais hoje, superando o ontem. Ou seja, buscando superar as dificuldades e encarar todos os dias, como um novo dia. Somos artistas emergentes de origem muito humilde, e a dificuldade financeira não deixa de ser um grande obstáculo, pois não temos condições de custear divulgadores para divulgarem nossos materiais de trabalho nas rádios e outros canais de divulgação existentes, tanto é que nós mesmos fazemos esse trabalho, pedindo oportunidade e apoio, rádio por rádio, amigo por amigo, e com a graça de Deus, temos muitos amigos e profissionais nesse meio que nos dão oportunidade e nos apoiam.
Jornal União – Vocês mesmos que compõem as músicas?
Matheus & André – Nós escrevemos sim várias canções, principalmente canções românticas, e a cada 6 meses, selecionamos as melhores para gravar, das escolhidas como as melhores e que mais se encaixam com o nosso público alvo, nós escolhemos uma apenas que será nosso carro chefe. Gravamos sempre um single de cada vez, e buscamos sempre humildemente, apoio para divulgar o mesmo, pois como diz o ditado popular, divulgação é a alma do negócio.
Jornal União – Quantas músicas vocês já lançaram?
Matheus & André – Em nossa trajetória como cantores sertanejos, já interpretamos duas músicas que com a graça de Deus, em todas as emissoras que as nossas músicas tocaram, sempre se destacaram. A primeira delas foi a “Uma carta para o céu”, uma composição nossa. A mais atual é a “Perdeu Perdeu”, composição de dois amigos nossos. Esta é música que tem se destacado nas emissoras de São Paulo, e inclusive fomos premiados na ALESP com o Prêmio Comunicação e Destaque 2019, na categoria Dupla Sertaneja Revelação 2019, graças a essa música, que abriu diversas oportunidades para nós dois.
Jornal União – Vocês se inspiram em algum artista? Se sim, qual ou quais?
Matheus & André – Nos inspiramos em vários artistas, mas um artista que admiramos muito é o cantor Daniel, dono de uma voz incrível, inconfundível, talentosíssimo, pessoa humilde demais, e um artista completo. Mas admiramos muito também artistas como Zezé di Camargo & Luciano, Leonardo, Chitãozinho & Xororó, dos mais atuais, Henrique & Juliano, Jorge & Mateus, Zé Neto & Cristiano, e artistas internacionais como o grupo Air Supply, Bee Gees, Steve Wonder, Elton John, além de artistas da música latina, como Prince Royce, Romeo Santos, Sebastian Yatra e entre outros.
Jornal União – O que os motiva a seguir nesta carreira?
Matheus & André – Nossa maior motivação é a realização dos nossos sonhos, em especial, o de cantar e alcançar o reconhecimento no mercado musical brasileiro por meio de um trabalho bem executado de divulgação e posicionamento do artista, e é claro, de músicas boas que a galera se identifique e cante conosco.
Mas ressaltamos que fazemos antes de qualquer retorno material ou financeiro, fazemos principalmente por amor e com amor à música essa caminhada, e deve ser assim, não só na música, mas em toda profissão: antes de tudo, fazer por amor, e com amor, pois o que plantamos com amor, gera lindos frutos. O sucesso profissional e financeiro se torna consequência de tudo isso.
Jornal União – Vocês fazem shows? Se sim, qual a média de shows por mês?
Matheus & André – Ainda não vivemos de música, já nos apresentamos sim, e por onde passamos, agradamos a galera. Mas por conta de não sermos ainda muito conhecidos, não temos agenda de shows, mas trabalhamos muito para divulgar nossas músicas nas redes sociais e como já foi comentado, em busca de apoio e oportunidade de emissoras de rádio espalhadas por todo o país.
Jornal União – Como é a rotina de vocês?
Matheus & André – Nossa rotina é comum como a rotina da maioria dos brasileiros, somos trabalhadores e estudantes. Adoramos momentos em família, curtindo uma boa música e uma boa conversa. Em resumo, trabalhamos durante o dia, cada um no seu emprego, e estudamos durante a noite, retornamos para casa da faculdade, próximo das 22:30 horas todos os dias, exceto aos finais de semana. Aproveitamos essas poucas horas do resto do dia com a nossa Mãe e os nossos avós. Durante os finais de semana, saímos juntos para tomar um sorvete, comer um lanche, nos divertir e descansar.
Jornal União – Quais são os planos de vocês para o futuro?
Matheus & André – Estamos nos planejando para morar em São Paulo, mas sempre fazemos tudo com muita calma para não por os pés pelas mãos. Também são nossos planos, dentro de um tempo, começarmos a fazer os nossos shows, nos apresentar em São Paulo, em bares e casas noturnas, começarmos a ficar conhecidos, conquistando nosso espaço e consequentemente, vivermos de música.
Jornal União – Recentemente vocês receberam um prêmio em São Paulo. Vocês podem comentar um pouco sobre qual foi a sensação de receber este prêmio e qual a importância dele para vida de vocês?
Matheus & André – Primeiramente, é nosso dever agradecer a todas as emissoras de rádio do país, principalmente do estado de São Paulo pelo apoio e pela oportunidade de divulgar nossas músicas em suas programações, em especial a Rádio Paulista FM 87,5 de São Paulo por ter nos auxiliado na recepção deste prêmio. Fomos eleitos como Dupla Sertaneja Revelação 2019 e homenageados na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo diante de muitas pessoas, e nos emocionamos muito, pois na hora em que subimos o púlpito, passou um filme em nossas cabeças, nossa história, nossas dificuldades, nossas vitórias e nossos sonhos. Além disso, nos sentimos honrados e muito felizes, pois é um passo muito importante na carreira de um artista, ainda mais no início dela, receber uma premiação em reconhecimento a todos os seus esforços e nos recompensando com as felicitações de todos que torcem por nós.
Jornal União – Vocês contam com apoio de produtores ou equipe? Se sim, quantas pessoas?
Matheus & André – Como a grande maioria dos artistas emergentes, os nossos trabalhos artísticos são ainda independentes e não contam com apoio de gravadoras, e inclusive fica o convite para todos os que surgirem o interesse de nos conhecer, somos pessoas muito simples, humildes e cheias de força de vontade, somos conscientes sim, de que o sucesso é uma escada que deve ser escalada degrau a degrau, mas ficaremos eternamente gratos a todos que venham a nos estender a mão.
Aqui fica o agradecimento especial aos produtores de conteúdos para rádios, Jhonathas Gonçalves, a produtora Megadinâmica Produções, e ao produtor de rádio Eduardo Maidana por sempre nos auxiliarem e nos apoiarem nessa caminhada. Também agradecemos ao empreendedor Lauro Rosset e a Mecânica Telefor da nossa cidade por nos ajudarem com os custos da viagem a São Paulo, e ao Marcio Bender e seu escritório de Advocacia Bender Advocacia, aqui da nossa cidade também, por ter nos ajudado com um valor financeiro na gravação da nossa última música.
Não podemos deixar de agradecer também ao Evilásio Karvalho (Pantaneiro), proprietário da Karvalho Produções e Eventos, nosso pai sentimental, pelo apoio e auxilio, sempre trabalhando para nos ajudar nesta caminhada.
Ouça Matheus & André!
As músicas da dupla estão disponíveis em todas as plataformas digitais, incluindo as principais como Youtube, Spotify, Deezer, Apple Music, Napster, e também estão disponíveis para download rápido e seguro no Palco MP3 e no SuaMúsica.
Acompanhe a dupla nas redes sociais, curta e compartilhe!
Facebook: Matheus & André
Instagram: @contato.matheuseandre
Se increva no canal do YouTube: Matheus & André
Contato e-mail: contato.matheuseandre@gmail.com
Contato telefônico: (54) 9 9952 9523 ou (54) 9 9124-6713
Ouça a nova música de Matheus & André, “Perdeu Perdeu”: https://www.youtube.com/watch?v=sZcVSBnIlw4.
Aproveite e ouça “Uma carta para o céu”: https://www.youtube.com/watch?v=cTDoBuvhBNQ