Ex- ministro do Transporte avalia que Aena não passa de Marketing
Na última terça-feira, dia (5), ocorreu uma importante audiência pública na Comissão de Viação e Transporte (CVT) a pedido do deputado federal Antonio Carlos Rodrigues (PL/SP). Rodrigues que tem muita afinidade com o tema, tem constantemente trazido Congonhas como uma de suas pautas .
O objetivo do encontro foi promover um debate sobre questões relacionadas ao Aeroporto de Congonhas, administrado pela concessionária espanhola Aena. Entre os convidados para debater o tema estavam o diretor presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, o Diretor Executivo do Aeroporto de Congonhas Kleber Almada Meira.
Durante a audiência, o deputado Rodrigues levantou diversos questionamentos, especialmente sobre questões ambientais. Ele questionou como a Aena está lidando com o licenciamento ambiental junto à Cetesb, além de abordar a quantidade de estabelecimentos presentes no aeroporto e a regularização de suas atividades – “ Nenhum dos meus questionamentos foram explicados por vocês, não estou satisfeito com absolutamente nada que foi apresentado hoje, Aena é puro marketing”- salientou o deputado.
Inúmeras são as complicações viárias no Aeroporto Deputado Freitas Nobre.
Outro ponto cobrado pelo deputado foi à preservação do patrimônio tombado no Aeroporto de Congonhas, bem como os impactos do tráfego nas redondezas e as medidas que serão adotadas em conjunto com a CET.
Rodrigues também questionou se a Aena havia protocolado algum tipo de estudo sobre o impacto na vizinhança e as compensações urbanísticas perante a Prefeitura de São Paulo, assim como a viabilidade de possíveis ampliações do aeroporto, infelizmente sem resposta o parlamentar citou que agora essa questão de Congonhas virou alvo de sua prioridade máxima – “Sou da capital, e eu conheço exatamente como o cidadão paulistano sofre com a incapacidade da gestão de vocês “- enfatizou o ex- coordenador da Bancada Paulista.
A audiência pública foi apenas o início de uma série de debates e que levantam questões fundamentais para o Aeroporto de Congonhas e seus arredores, visando aprimorar a gestão e o desenvolvimento sustentável do local, porém ainda sem êxito.
ACR ainda questionou sobre o projeto técnico de segurança contra incêndio e alertou sobre os perigos de não ter um laudo técnico dos bombeiros, que na ocasião não foi apresentado, mesmo com a insistência do deputado.
O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, conhecido pela denominação de Aeroporto Deputado Freitas Nobre, recebeu essa homenagem em 2017 pelo então presidente Michel Temer.
Cearense, o ex-deputado José Freitas Nobre era, além de político, jornalista, advogado, professor e escritor. Ficou notoriamente conhecido por sua luta pela redemocratização do país. Foi vice-prefeito de São Paulo e, vítima de perseguição política no período pós-1964, exilou-se na França.
Retornou ao Brasil em 1967, voltou à vida pública, onde conquistou seis mandatos consecutivos de deputado federal. Sua atuação política foi dedicada, em especial, à luta pela anistia e pelo movimento “Diretas Já”. Freitas Nobre faleceu em São Paulo em 1990.
Assessoria de Imprensa Dep. Antonio Carlos Rodrigues PL/
Foto : Elaine Menke