Louveira e Americana confirmam novas mortes por dengue
Vítimas são um homem, de 46 anos, e uma mulher, de 76; ambos tinham comorbidades
O Instituto Adolfo Lutz confirmou, nesta quarta-feira (24), mais duas mortes por dengue na região de Campinas (SP).
Louveira
A Prefeitura de Louveira (SP) confirmou nesta quarta-feira (24) a primeira morte por dengue no município. A vítima é um homem, de 46 anos, que tinha doenças crônicas.
O paciente havia sido internado no dia 29 de março, na Santa Casa da cidade, e morreu no dia seguinte. De acordo com a secretaria de saúde, a confirmação da morte foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz. O sorotipo não foi informado.
Americana
A Prefeitura de Americana (SP) confirmou nesta quarta-feira (24) a segunda morte por dengue no município. A vítima é uma mulher, de 76 anos, moradora do bairro Conserva.
De acordo com a secretaria de saúde, a confirmação da morte foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz e apontou que a mulher foi contaminada com o sorotipo 1 da doença. A paciente tinha comorbidade, como autoimune e doença pulmonar.
Segundo o Painel de Monitoramento de SP, a cidade registrou 3.113, sendo que 1.039 foram confirmados. Outras quatro mortes suspeitas estão sendo investigadas.
Sintomas dengue
Os principais sintomas da doença são:
- Febre alta > 38.5ºC.
- Dores musculares intensas.
- Dor ao movimentar os olhos.
- Mal estar.
- Falta de apetite.
- Dor de cabeça.
- Manchas vermelhas no corpo.
No entanto, a infecção por dengue pode sem sintomas, leve ou grave. No último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.
Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sinais de alarme da dengue:
- Dor abdominal;
- Vômitos persistentes;
- Acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);
- Hipotensão postural e/ou lipotímia;
- Letargia e/ou irritabilidade;
- Hepatomegalia maior do que 2cm abaixo do rebordo costal;
- Sangramento de mucosa e;