Munícipes de Pardinho pedem mais investimentos nas áreas da Saúde e Infraestrutura
Investimento no HC de Botucatu, compra de equipamentos e obras em estradas foram os destaques da reunião desta sexta-feira (10); Comissão de Finanças da Alesp realiza, também nesta sexta, mais uma audiência em São Carlos
10/05/2024 13:38 | Audiências Públicas do Orçamento 2025 | Matheus Batista – Fotos: Rodrigo Costa
A população do município de Pardinho, a cerca de 200 quilômetros da Capital, marcou presença na audiência que discutiu o Orçamento estadual para 2025 promovida nesta sexta-feira (10) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. As reivindicações por recursos para a Saúde e para a Infraestrutura regional marcaram o encontro.
A cidade, que conta com 7.153 habitantes, faz parte da Região Administrativa de Sorocaba, mas tem o município de Botucatu como referência regional. Na audiência desta manhã, moradores de Pardinho e de municípios vizinhos manifestaram as principais demandas locais.
Um dos exemplos dessa referência é o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) da Unesp, que realiza cerca de 3,7 milhões de atendimentos anuais e é responsável pela população de 60 municípios.
Presidente da Câmara de Pardinho, o vereador Antônio Rodrigues falou sobre a dependência da cidade em relação à Saúde de Botucatu. “Nós não temos raio-x. Quando precisamos, nós temos que rodar 40 quilômetros, daqui a Botucatu”, disse.
Representante do HC, Domingos Neves levou aos parlamentares as principais demandas do hospital. Integrante do conselho deliberativo, Neves solicitou a adequação da infraestrutura de oncologia da instituição.
“O HC hoje atende [em oncologia] 700 pessoas ao ano e a nossa estrutura é totalmente inapropriada, utilizando um arranjo de áreas que não foram feitas para isso”, afirmou. Além disso, Domingos Neves também chamou a atenção para a remuneração dos servidores do hospital. “A entidade tem perdido sistematicamente seus funcionários em razão dessa remuneração ser muitas vezes inferior às remunerações pagas por outras entidades”, afirmou.
Recursos no Orçamento
Novidade neste ano, a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp, agora, conta com uma reserva para indicações no Orçamento estadual oriundas das audiências públicas realizadas pelo Estado.
Reunião presidida pelo Deputado Gilmaci Santos (Republicanos)
anunciou a reserva de R$ 2 milhões para a Saúde de Pardinho e Botucatu. Os valores serão votados pelo Plenário da Alesp ao final do ano.
Deputado Luiz Claudio Marcolino (PT)
Deputado Enio Tatto (PT)
Superintendente do HC de Botucatu, José Carlos Trindade falou sobre o trabalho do hospital. “Hoje nós somos o segundo hospital universitário que mais atende no estado de São Paulo, isso graças ao investimento do Estado e também a ação dos deputados”, afirmou.
Infraestrutura
A audiência desta manhã também recebeu manifestações pela infraestrutura dos municípios da região, como o pedido feito pelo vereador Antônio Rodrigues para a realização de obras na rede de esgoto de Pardinho.
“Nós temos três bairros afastados. No bairro Maristela, até hoje a rede de esgoto é a céu aberto. Nos tempos em que estamos vivendo, vemos crianças brincando perto do esgoto a céu aberto”, disse o presidente da Câmara.
Já o vereador de Guareí, município vizinho a Pardinho, solicitou a reconstrução da estrada vicinal Domiciano de Souza. “Essa estrada liga nosso município às unidades prisionais e também ao reflorestamento, onde se produz”, disse. “São lugares que aproximadamente 600 famílias tiram o seu sustento”, completou o parlamentar.
O Orçamento
Entre os meses de março, abril e maio, os integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp viajarão 25 cidades de diferentes regiões do estado para consultar, diretamente com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas.
Todo o trabalho produzido durante esses encontros será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança Pública, entre outras.
Confira mais imagens da audiência: