Museu a céu aberto: Escolas Públicas de Itapecerica recebem murais de grafite em ação para trânsito seguro
Artistas pintam muros de escolas públicas da cidade, ressaltando a importância da segurança e mobilidade, cidadania e humanização no trânsito
Mural do artista local Paulo Zits (crédito: Divulgação)
Cinco grafiteiros foram convidados para pintar os muros de cinco escolas públicas da cidade de Itapecerica da Serra com o objetivo de conscientizar sobre segurança no trânsito. As ações aconteceram junto de bate-papos com a comunidade escolar. Os convidados da 2ª edição do projeto AMARelo foram os artistas Paulo Zits e Junior Tortu, que são da região, Kelly Reis, Sotaq e Simone Sapienza Siss. Em outubro, professores e alunos participam de oficinas de grafitti e exibem suas obras produzidas nas ações. Até o momento, o projeto obteve cerca de 6 mil pessoas de público, entre alunos e passantes do entorno, mais de 100 alunos participantes das oficinas e 500 estudantes e professores nas palestras.
“Consideramos que a arte e a educação, juntas, têm um grande potencial de transformação e que isso é ainda mais potente quando conseguimos dar continuidade às ações. Levar o AMARelo para Itapecerica da Serra, depois da realização em Embu das Artes, visa ampliar o alcance do projeto e a conscientização sobre a importância de um trânsito mais humano e seguro”. Érika Almenara, uma das idealizadoras do projeto e sócia da Holy Cow Criações.
O projeto busca gerar uma reflexão sobre a mobilidade urbana e ressaltar a importância da segurança, cidadania e humanização no trânsito. E fará de vitrine as unidades estaduais de ensino Joaquim Fernando Paes de Barros Neto, Julia de Castro Carneiro, Professor Abrahão de Morais , Professora Massako Higashioka e Sophia Maria Januária Amaral.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morte entre adolescentes brasileiros de 10 a 19 anos. A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro. O documento também incentiva a adoção de medidas que promovam o conhecimento e a conscientização sobre segurança no trânsito por meio de campanhas de educação, especialmente entre os jovens.
“Integrar a conscientização para um trânsito mais seguro com a arte permite que a população absorva os conceitos de forma lúdica. Um tema tão sério pode e deve ser trabalhado de forma que as crianças entendam desde muito cedo que elas podem contribuir para a segurança no trânsito. Como o comportamento humano é considerado o principal fator de risco para os acidentes de trânsito, as crianças podem ajudar a transformar esse cenário. Sejam como pedestres, passageiros e até como os motoristas de amanhã, elas são fundamentais para difundir uma nova postura diante do trânsito dentro das famílias”, afirma Giane Zimmer, Diretora Executiva de Relações Institucionais, Regulatório e Sustentabilidade na Arteris.
AMARelo é um projeto realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com patrocínio da Arteris. É uma produção da Holy Cow Criações, empresa focada em arte, cultura e projetos socioeducativos, especializada em consultoria e desenvolvimento de soluções para Institutos, Fundações, Associações, Empresas, Artistas e Coletivos.
Artistas convidados
PAULO ZITS
Tem 35 anos, é graduando em artes visuais, professor de arte e começou a fazer grafite em 1998. Já participou de diversos projetos e exposições, tais como: 30 ANOS DA CPTM, ESCOLA BECO APRENDIZ, PROJETO TELEFONICA, CRJ EMBU DAS ARTES, CAIXA DE CORES, NUVENS QUE NOS RODEIAM, N.A.U.M.COLETIVO 17, território livro e a expo BCA CREW. Em 2013 teve seus trabalhos expostos no TEATRO POPULAR SOLANO TRINDADE. Participou do ArtBatle 2015, onde conheceu Max B.O., que acompanhou o projeto nuvens que nos rodeiam, exposto em 2015 no centro cultural Mestre Assis, no Embu das Artes. Parceiro, desde 2016 do Itapecerica Shopping, fez a curadoria de uma exposição coletiva com arte ao vivo. Já expôs na faculdade de Itapecerica da Serra e duas de suas telas estão expostas na prefeitura do município.
RICARDO SOTAQ
É Ilustrador. Faz retratos, vetorizações, criação de personagens, artes para estampas e impressões . Sotaq, nascido e criado em Embu das Artes, desenha desde a infância. Foi inluenciado principalmente por revistas em quadrinhos dos anos 90. Durante a adolescência teve seu primeiro contato com o Hip Hop e o Grafitti através de amigos do skate. Desde então, através de estudos sobre a cultura, Sotaq passou a ser um artista em busca de evolução e autenticidade, que carrega a cultura dos anos iniciais do Hip Hop com ferramentas e traços modernizados. Seus trabalhos são marcados por personagens vetorizados com traços e cores fortes.
JUNIOR TORTU
Há 25 anos atuando no universo do graffiti, Tortu já participou de alguns projetos em Itapecerica da Serra, onde reside, e em Embu das Artes: Encontro Niggaz, Graffite contra Enchente, Arte na Pedra. Tem também diversos painéis espalhados pela cidade, dentre eles o painel de revitalização da Escola Eduardo Roberto Daher e o projeto BrancaCor, que coloriu as ruas do bairro Branca Flor. Tortu segue deixando suas cores, informações e um pouco de conscientização pela arte e pelos cuidados com o nosso planeta.
KELLY REIS
É formada em Educação Artística, pela UNESPFAAC (2008) e pós graduada em Arteterapia/ Terapias Expressivas pela UNESP-IA (2014). Iniciou seus trabalhos com ilustração editorial em 2006, realizando capas de livros e revistas para adultos e crianças. Estreou como muralista com o Coletivo Olhares Urbanos em 2014 e desde então realizou trabalhos em muros, telas e outras superfícies para empresas como Colorgin, Nubank, Instagrafite, DEA Design. Em 2019 realizou seu primeiro trabalho internacional na I Bienal de Muralización em Lima – Peru. Seu trabalho é intuitivo e as imagens são inspiradas no surrealismo com uma visão latinoamericano, no universo onírico, onde procura evidenciar a energia das cores ao combinar cores complementares vibrantes e saturadas. Utiliza arquétipos de matriz africana, oriental, indígena e imagens do inconsciente coletivo, de acordo com a psicologia junguiana.
SIMONE SAPIENZA SISS
Artista plástica desde 1995, sua história na Street Art começou em 2010 quando conheceu o stencil. À partir desse encontro, Simone Sapienza virou Siss, a artista urbana, rapidamente reconhecida pelo seu trabalho de alta qualidade recheado de toques ácidos de humor. Seu trabalho não foi influenciado por nenhum artista e por todos, ao mesmo tempo. Suas criações são cheias de ícones e super-heróis, em situações muito humanas e que questionam o observador e seus dogmas, tirando-o de sua zona de conforto e fazendo com que se reconheça na obra, ao mesmo tempo em que o incentiva a buscar em si mesmo a interpretação do que vê. Utiliza o estêncil e a serigrafia (lambe-lambes) em quase todas as suas obras, sobre diversos tipos de suporte. Utiliza muitos textos, de autoria própria, combinando-os com as imagens.
Sobre a Arteris
A Arteris é uma empresa especializada em gestão de rodovias que administra 3.200 quilômetros de vias nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, conectando pessoas e dinamizando o transporte de cargas entre alguns dos mais importantes eixos econômicos do País. É responsável pela operação de cinco concessões federais: Fernão Dias, Fluminense, Litoral Sul, Planalto Sul e Régis Bittencourt. Também detém as concessionárias estaduais Intervias e ViaPaulista, no interior de São Paulo.