Paulista ouvindo o povo,Torre de Pedra fala que eu te escuto.
recebemos nos durante o ano de 2023, vários pedidos e solicitações
como falta de água, energia, problemas de estradas e dentre outras solicitações, população mais carente é que mais precisa de algo em diversas regiões da cidade, zona rural também é bastante prejudicada.
nesse momento recebemos anonimamente uma postagem
que é mais um ponto de relatos e traz um ponto de interrogação, quando isso de verdade irá acontecer no município e se ainda vai dar tempo de resolver
todos os problemas da cidade, um ponto as ruas cheias de buracos.
mensagem enviada pela pessoa. anonimamente, traz o título gestão de administrar.
“QUESTÃO DE SABER ADMINISTRAR!”
O ano de 2023 passou acelerado, já estamos na metade de novembro e já podemos nos preparar para as festividades de dezembro e ínicio de 2024. Mas não poderíamos deixar de falar um pouco de política no bom sentido da palavra (arte ou ciência de governar) em nossa cidade.
Após três anos da atual administração, já temos um pré-diagnóstico dos feitos em prol da população. Abarrotado de promessas, o atual prefeito obteve a vitória por uma margem bastante apertada nas eleições de 2020, afirmando que resgataria as tradições de Torre de Pedra. Para se ter uma ideia da falta de conhecimento e preparo, segundo alguns moradores do bairro Areia Branca, existia a convicta promessa que em janeiro de 2021 eles teriam água da Sabesp na torneira, fica a pergunta – “despreparo ou má fé?”, Ciro Pedroso fez parte da administração anterior e sabia que existiam estudos e projetos em andamento para levar rede de água no referido bairro, e que existe uma série de etapas a serem cumpridas até iniciar uma execução de obras da Companhia de Saneamento Básico. Tudo leva a crer que eram apenas promessas eleitoreiras, afinal, ele deu prosseguimentos aos estudos anteriores e fez os ajustes juntamente com a Sabesp até iniciar a obra. Como a promessa não foi cumprida em “JANEIRO” (não se sabe de qual ano), resta agora, tentaram de tudo para concluir em ano eleitoral, deveras um pouco tardio se comparado a promessa de ter água encanada no primeiro ano de administração.
Talvez ficaríamos horas falando da água aos sofridos moradores do bairro Areia Branca, mas vamos olhar com mais atenção à saúde municipal, convenhamos, que nossas referências em Botucatu não apresentam queixas, os atendimentos são ofertados em todas as especialidades.
Em relação a melhorias na infraestrutura do prédio da Unidade Básica de Saúde podemos atribuir nota ZERO (0,0), pois nossa primeira UBS foi instalada pelo município de Porangaba e estruturada pelo saudoso prefeito Peres Dias de Camargo, a primeira ampliação foi iniciada pelo prefeito Rubens Vieira Pinto, a conclusão e estruturação da nova UBS foi inaugurada pelo Ex Prefeito Nilton Pinto da Silveira e por fim a ampliação do piso superior, sala de fisioterapia e salão de palestras foi construída na gestão do Ex prefeito Emerson José da Mota, além da academia da saúde na CDHU antiga, portanto, Ciro Pedroso não fez nenhuma melhoria na infraestrutura a não ser uma varanda na entrada do prédio. Em relação a gestão da saúde, não temos grandes feitos que possa superar ou desbancar a gestão anterior.
Primeiro porque o Secretário da Saúde era o próprio prefeito atual, ele manteve a mesma equipe médica que permaneceu praticamente 08 anos na gestão anterior, não houve nada de excepcional, lembrando que as campanhas sempre foram realizadas pela equipe da saúde juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde em todas a gestões, convenhamos, com muito empenho e dedicação. Mas isso não é mérito de nenhum prefeito ou Secretário, é mérito único e exclusivo da equipe da saúde.
Em relação ao gestor da saúde, existem relatos de usuários de muito descaso, falta de medicamentos, falta de luvas e máscaras, falta de liderança com seus subordinados, ausência permanente na frente de trabalho, desorganização etc. Obviamente não sabemos se existe veracidade nesses relatos, e fica aberta a página do jornal para nota de esclarecimento ou réplica.
Mudando de assunto, tivemos no domingo dia 19 de novembro um concurso público para vários cargos, curioso é que os cargos previstos no edital excluem algumas áreas de extrema importância para o município, como serviços gerais (braçal), merendeiras e auxiliar de limpeza.
Veja que discrepância, o atual prefeito contrata através de MEI e terceirização, tirando desses prestadores de serviços a oportunidade de efetivação, uma clara intenção de amarrar eleitoralmente e uma total precarização do trabalho das pessoas com pouca qualificação profissional. É evidente que se ele está contratando através de prestação de serviços é porque existe demanda e falta de funcionários, Ministério Público e Tribunal de Contas devem ser acionados imediatamente. E onde estão os vereadores para fiscalizar?
Outra questão importante a ser observado, são as festividades em comemoração ao aniversário da cidade, realizou dois Rodeios com entrada franca, nossa cidade merece e foi muito importante investir em lazer e entretenimento resgatando a festa do peão, no entanto, não se pode deixar de considerar que nosso país é laico e a Constituição Federal, no artigo 5º, VI, estipula “ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias”, houve uma clara interferência do prefeito municipal na cerimônia de abertura do rodeio, substituindo a padroeira dos competidores do rodeio por um exemplar da bíblia, um claro desrespeito a comunidade católica. É claro que algumas pessoas possuem suas convicções religiosas e devemos respeitá-las, mas isso não nos dá o direito de usar do poder político para impor minhas convicções em uma festa tradicional de nível nacional.
A educação municipal também não houve grandes avanços, a gestão está mais preocupada em realizar eventos do que com o processo de ensino aprendizagem, que ao que parece é secundarizado. Aliás, até o momento não encontraram um planejamento efetivo considerando que já estão na quarta Secretaria de Educação, e a última não tem experiência ou formação pedagógica. Dizem que o grande feito na área da educação foi a contratação do sistema de ensino SESI, mas segundo alguns relatos, nem os próprios gestores conseguem dominar as bases conceituais do SESI.
Para concluir, nossa cidade recebeu poucos investimentos ou quase nada, se comparados a quantidade de convênios assinados pela gestão anterior, que foram mais de 120, entre avenida, reforma da praça, unidades habitacionais, ampliação da UBS, portal turístico, campo society, cobertura de quadras, vestiários, iluminação do estádio municipal, pavimentações asfálticas, centro de idosos, academia da saúde, ampliação de unidade escolar, renovação da frota, além de muitas outras obras. Já o atual prefeito apenas deu continuidade a alguns convênios em andamento e conseguiu muito pouco em relação aos outros prefeitos, ou seja, não tem nada a mostrar praticamente.
Cabe a população avaliar quem desenvolveu melhor o município e fazer valer seu direito ao voto. A menos de um ano das eleições, é hora de começarmos a julgar nossos possíveis candidatos para 2024.
Respeitamos quem pensa diferente da nossa avaliação e respeitamos seu direito a livre manifestação, opiniões divergentes a nossa sempre serão bem vindas.