Celebridades

Ricardo Nash lança o single ‘A Chegar’ com participação de Ceumar nesta sexta (16/05)

Canção remete às rodas de violas, de conversas e alerta sobre o cuidado com a Terra

Uma música que remete às rodas de viola, de conversas, de brincadeiras, dos encontros de contação de história e alerta sobre o cuidado com a Terra. Assim é  ‘A Chegar’, novo single do cantor e compositor Ricardo Nash que será lançado nesta sexta-feira (16/05) nas plataformas digitais pela gravadora MoviePlayA canção é interpretada pela cantora Ceumar e faz parte do lançamento do terceiro álbum de Nash intitulado ‘Moda à Terra’, contemplado pela 7ª edição do Edital de Apoio à Música para a Cidade de São Paulo. O link da pré-save está disponível em: https://found.ee/achegar.

E as experiências oriundas dessas rodas levarão os ouvintes da canção a viajar nas histórias. Assim, segundo Nash, numa dessas histórias tem o Seu Moço e a Sua Moça. “Seu Moço trabalha muito e nunca mais teve tempo de ir ver a lua, passeio que sempre fazia com Sua Moça. Deitavam as costas na terra (o lombo, e o dorso que não aguenta mais trabaiá) e ficavam a admirar o céu e a formosa lua…Na música (Ceumar) a narradora, contadora, cantora fala com Seu Moço: “e vá ver do luar sereno cantando / Lembre Sua moça / e trate logo de chegar”, detalha o compositor. 

Nash explica que a música ‘A Chegar’ é um chamado para cuidar da terra, da Terra. “Para que ela possa ser farta de frutos, de flores, e não farta de tanta destruição a qual tem sido acometida. E sopramos aos ventos que finde essa guerra capital que mata a mata, que fere inocentes; guerra que “tem de findar”, pontua o artista que completa com um trecho da canção: E clamamos ao tempo: “guerra finda, findará/ guerra finda, findará“’.

“A cantiga ‘A Chegar’ me remete aos cantos de trabalho pautados no amor à terra: plantar, colher e manter vivo o cuidado com a natureza. Fiquei feliz em cantá-la e em poder contribuir com uma semente de esperança neste projeto tão urgente de Ricardo Nash”, declara a cantora, compositora e instrumentista Ceumar

O convite para que a canção fosse interpretada por Ceumar surgiu principalmente por conta da admiração de Nash pelo trabalho da artista mineira. “Uma identificação com seu jeito de cantar, de tocar, a maneira muito pessoal com que aborda as canções em seu canto. E, principalmente, um reconhecimento ou mesmo a própria identificação com seu repertório autoral, com seus diversos parceiros e por apenas imaginar, num primeiro momento, que sua voz ficaria linda em alguma das canções do álbum. Foi a própria Ceumar quem escolheu a canção A Chegar para interpretar e fiquei lisonjeado. Acho que ela escolheu uma das canções mais lindas do álbum”, celebra o cantor e compositor.

Moda de viola 

Musicalmente, Nash faz questão de não se prender a nomenclaturas de gêneros. No entanto, aponta algumas referências originais. “Podemos dizer que ‘A Chegar’ foi composta originalmente como uma moda de violaA moda de viola tradicionalmente é a música de viola caipira que tem os duetos tocados no instrumento acompanhando o ritmo das palavras e a melodia da voz do cantador. Ou seja, o ritmo no caso da moda de viola tradicional, não é regular, e sim, livre”, pontua. 

Ao convidar o diretor musical William Guedes, com atuação em produções como Teatro Ventoforte, Grupo Sobrevento e Cia do Tijolo e vencedor do Prêmio Shella música ‘A Chegar’ foi modernizada e reconstruída por Nash. “Em tempo regular para o desenvolvimento de ‘algo ainda mais arrojado’, ou seja: o diálogo entre a viola caipira, um trio composto por violino, viola sinfônica e violoncelo, junto com percussão e contrabaixo”, ressalta Guedes.

Já a última parte da música ritmicamente remete a uma catira revisitada. “Então preferimos considerar que há o sotaque da catira, mas sem necessariamente ser uma catira”, justifica Nash.

O álbum Moda à Terra

Para Ricardo Nash, o ano de 2025 será mais que especial e marcado por diversos lançamentos musicais que fazem parte de seu terceiro álbum autoral ‘Moda à Terra’, em uma produção ousada, rica e ambiciosa em sua proposta musical que resultará num álbum duplo com parcerias renomadas e premiadas, além de espetáculos musicais e poéticos com participações especiais.

Moda à Terra reúne temas instrumentais, modas, canções, baladas regionais/folk e recitativos de poesias. Explora temas como a relação humana com a terra, a natureza e a importância de cuidarmos do planeta. Representa a inquietação do artista que poeticamente alerta sobre a destruição do Planeta, a necessidade de equilíbrio entre seres que coexistem na Terra, sendo o homem o principal desagregador. “Moda à Terra tem uma temática extremamente urgente, e com um time de artistas de grande qualidade, premiados e com trabalhos consistentes no mercado”, define Nash. 

O público está tendo a oportunidade de conhecer singles que compõem o álbum Moda à Terra como ‘Terra Irmã’, lançada em maio. Ao todo, a produção terá  ainda mais 4 lançamentos de EPs entre o primeiro e segundo semestre/25. Sendo um álbum duplo, haverá lançamento de Moda à Terra – lado A compilando as faixas cantadas; Moda à Terra – lado B compilando as faixas instrumentais e recitativas, e por fim o álbum na íntegra previsto para outubro de 2025. “Este é meu terceiro álbum autoral e pela primeira vez contará com duas faixas não autorais: Terra Irmã (de Ceumar e Pedro Destro) e Terra Terra (de Flávio Tris)”, comenta. 

O álbum Moda à Terra tem produção musical de Rodolfo Dias Paes, o Dipa (Badi Assad, Cia Mundana, Teatro Oficina), e mixagem de Pipo Pegoraro, ambos ganhadores do Grammy’s. Os arranjos sinfônicos são do também premiado (Shell) William Guedes (Teatro Ventoforte, Grupo Sobrevento, Cia do Tijolo). No álbum participam Ceumar e Nô Stopa como intérpretes, e um time forte de grandes músicos: Fabio Sá (Contrabaixo), Vana Bock (Cello), Mica Marcondes (violino), Elisa Monteiro (viola sinfônica), Mauricio Damasceno (percussão) e Felipe Soares (acordeon). 

Espetáculo musical-poético

Para celebrar esse momento especial, no próximo dia 30/05 o público poderá conferir ao vivo o espetáculo musical-poético para marcar o lançamento da obra ‘Moda à Terra’, no Espaço SP Escola de Teatro. O álbum Moda à Terra convida à reflexão sobre nossa relação com a natureza e o cuidado com o planeta. Com a viola caipira como guia, Ricardo Nash homenageia cantadores e trovadores em um show que mistura modas, canções, baladas folk, recitativos e músicas instrumentais, costurados com trechos de poesias de Mário de Andrade, Fernando Pessoa e versos autorais. 

Acompanhado por uma formação que funde o tradicional e o contemporâneo, o show terá direção artística de Dipa e a direção musical é de Ricardo Nash e de William Guedes e participações especiais do dançarino e ator Beto Alencar e do cantor e compositor Flávio Tris. O show será marcado pelo lançamento do EP Terra Baila. 

Trajetória de Ricardo Nash

O primeiro disco autoral de Ricardo Nash, disponível nas plataformas, foi “Santo Menino Vagabundo”, em 2017, e  contou com a produção musical de Celso Rangel, que trabalhou ao lado de Caetano Veloso, Tim Maia, Elza Soares e Ney Matogrosso. Nessa produção, além de Nash tocar violão, as músicas brincam com diversos ritmos, como pop, rock, samba, jazz, blues e bossa nova. 

Já em  2022 foi lançado o segundo álbum autoral de Ricardo Nash, intitulado “No Paraíso Perdido”, que conta com participações especiais, como Ná Ozetti Mariana de Moraes dentre e outros grandes artistas. O álbum  foi filmado e gravado ao vivo na casa Tupi or no Tupi, em São Paulo, e está disponível nas plataformas de Streamming, e no canal Youtube do artista, bem como no canal Brasilidades da gravadora MoviePlay.

Ficha Técnica do single A Chegar, de Ricardo Nash

Produção Executiva: Cristina Rangel
Direção musical: William Guedes e Ricardo Nash
Produção musical: Rodolfo Dias Paes (Dipa)
Arranjos: William Guedes
Mixagem:  Pipo Pegoraro
Edição e gravação: CasoRaro Estúdio e Estúdio Da Lua
Técnicos de gravação: Estúdio Da Lua: Gabriel Mineiro, Pedro Xavier, Janja; CasoRaro Estúdio: Pipo Pegoraro

Participações- intérprete:  Ceumar

Músicos:
Voz e Viola Caipira:
 Ricardo Nash

Violino: Mica Marcondes
Cello:
 Vanna Bock
Contra-baixo:
 Fabio Sá
Viola sinfônica:
 Elisa Monteiro
Percussão:
 Maurício Damasceno

Palavras-chave: Ricardo Nash, cantor, compositor, viola caipira, música brasileira, nova MPB, música regional, folk

Conheça Ricardo Nash:

Ricardo Nash é artista paulistano – músico-compositor, ator, poeta, diretor cênico e arte-educador. É Mestre em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP (2006), com a dissertação Música (em) Cena: processo de criação em mídias diversasÉ bacharel em Comunicação das Artes do Corpo, na área de teatro, dança e performance (2003), pela PUC-SP (2003); e instrumentista de viola de 10 cordas (viola caipira), pela ULM – Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (atual EMESP), e ator formado pela Escola Profissionalizante Celia Helena (1998). Saiba mais em www.ricardonash.com.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Paulista FM

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Verified by MonsterInsights