Três dias após temporal, moradores relatam falta de água e energia na região de Itapetininga
Os moradores de Itapetininga, Avaré e Alambari (SP) enfrentam dificuldades causadas peça chuva desde a sexta-feira (3). Alimentos estragaram, assim como equipamentos eletrônicos.
Os estragos causados pelo temporal de sexta-feira (3), com ventos que atingiram 133 km/h, provocaram grandes estragos na região de Itapetininga (SP). Muitos moradores estão sem água e energia elétrica há pelo menos 72 horas.
Em Itapetininga, os bairros Retiro Santana e Ita Recreio estão no “escuro” desde a tempestade. Alguns moradores relataram estar perdendo alimentos, medicamentos e até eletrodomésticos.
O aposentado, Carlos Ewald, de 69 anos, precisa manter as ampolas de insulina refrigeradas para tratar o filho com diabete.
“Meu filho faz hemodiálise, tem diabete, tem um membro amputado da perna e toma insulina, a gente precisa da energia de volta para conseguir refrigerar [o medicamento]. Aqui no bairro, tem idosos também e é complicado ficar no escuro”, lamenta Carlos.
Na casa do aposentado Carlos Ewald, as ampolas de insulina podem estragar se a energia não voltar — Foto: Carlos Ewald
O mesmo acontece no bairro Portal dos Pássaros, em Alambari (SP) – cidade que fica a 15 quilômetros de Itapetininga. Os moradores relatam que estão a mais de 60 horas sem energia e há dois dias sem água.
Estragos em Avaré
Devido à força do vento, em Avaré, diversos galhos foram espalhados pelas praças e avenidas. Árvores caíram sobre muros e postes e fios elétricos foram danificados. Conforme a Defesa Civil, os bairros mais afetados foram o Largo São João, Caic, Matriz, São Benedito e Santa Cruz.