Celebridades

Governo anuncia construtora selecionada para obras no Museu

Governador de SP, João Dória no Museu do Ipiranga

Após 6 anos fechado, os ipirangusitas ouviram a tão esperada data de entrega de revitalização do Museu do Ipiranga, e o melhor, a data em que as obras serão iniciadas. O Governador São Paulo, João Doria, anunciou neste sábado (7), Dia da Independência do Brasil, às obras de restauro, ampliação e segurança do Museu do Ipiranga. A reinauguração do espaço cultural está programada para 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.

“O Museu (do Ipiranga) terá uma função pública de visitação e orientação para escolas públicas, privadas, estudiosos, historiadores e todo o trabalho da Universidade de São Paulo será mantido e seguramente será ampliado ao longo dessa nova etapa a partir de 2022”, disse Doria. O evento contou com a participação do Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, e do Reitor da USP, Vahan Agopyan.

Na ocasião o governador divulgou também a construtora responsável pelo processo. A Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia foi contratada pela FUSP (Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo), que fez a seleção a partir de critérios técnicos e de preço. A empresa realizará o projeto, que inclui restauro, ampliação e sistema de controle e segurança.
O processo de restauração e modernização visa recuperar o monumento, que é uma das maiores referências nacionais.

O projeto do Novo Museu do Ipiranga vai preservar todos os elementos do edifício, ampliá-lo e torná-lo mais seguro. O espaço terá, ainda, uma nova área de 6.800 m², incluindo sala de exposições temporárias, salas para atendimento do programa educativo, café, auditório, loja e uma área de acolhimento, tornando-o compatível com os grandes museus internacionais. Serão instalados novos mobiliários, projeto de iluminação, projetos de multimídia e restauração de acervos e acessibilidade, além do mais avançado sistema de prevenção e combate a incêndio em museus da América Latina.


As exposições de longa duração, utilizando os acervos do Museu, serão ampliadas e completamente renovadas. O novo Museu irá ampliar de forma significativa a sua visitação, com um público estimado em 900 mil visitantes/ano.


A obra mobilizará profissionais de diversas áreas: arqueólogos, paisagistas, restauradores de ornatos, engenheiros especializados em fundações, estruturas de madeira e alvenaria, químicos e biólogos, entre outros.

Ela será iniciada com a proteção das obras de arte do interior do edifício. Em seguida, em novembro, o canteiro de obras será montado, ocupando o entorno imediato do edifício do Museu do Ipiranga e parte do estacionamento.


Os trabalhos vão durar 29 meses e, a partir de janeiro de 2022, começará a implantação do conteúdo do Novo Museu do Ipiranga.

Descubra mais sobre Paulista FM

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading