Notícias da RegiãoNotícias de São Paulo

Morre, aos 82 anos o ex-vereador, advogado e jornalista Fio Ribeiro

Faleceu na manhã desta segunda-feira (21/06), o ex-vereador, advogado e jornalista João José Ribeiro (Fio Ribeiro). Ele nos deixou aos 82 anos, vítima de Câncer.

Fio Ribeiro nasceu no dia 30 de maio de 1939. Foi professor e lecionou em Porangaba e no antigo distrito de Torre de Pedra.

Em 1960, com 21 anos, Fio foi eleito vereador de Porangaba, se tornando um dos mais jovens legisladores do município.

Ainda jovem, desenvolveu o talento musical e era multi-instrumentista. Tocava violão, teclado e trompete. Como trompetista, tocou na Banda Santa Cecília de Porangaba, onde ganhou o tricampeonato de Bandas do Estado de São Paulo, em 1966.

Também nos anos 60, Fio Ribeiro se tornou radialista e trabalhou na Radio Cacique de Sorocaba como repórter de campo, fazendo a cobertura do Campeonato Paulista.

Nessa época, Fio conheceu e fez amizade com um dos maiores locutores esportivos do Brasil, o saudoso Radialista Fiori Gogliotti. A afinidade surgiu diante do fato de ambos serem palmeirenses.

Pegando gosto pela comunicação, Fio também trabalhou como jornalista. Escreveu por mais de 15 anos para o Jornal Folha de São Paulo. Também escreveu por 32 anos para o Jornal Diário de Sorocaba.

Fio insistiu na carreira política e foi vereador durante 21 anos, sendo que em 13 não recebeu nenhum subsídio. Ele também foi presidente da Casa e durante várias legislaturas fez parte da mesa diretora e comissões da Câmara.

Fio também se orgulhava de ter conquistado para Porangaba as divisas da arrecadação do Pedágio no KM 159 da Castello Branco, que antes era reconhecido como sediado no município de Quadra, e por sua insistência, reconheceu nos órgãos estaduais que fora construído em terras porangabenses, e assim aumentando significativamente os recursos públicos para a cidade até os dias de hoje.

Como advogado, realizou o primeiro Tribunal do Júri de Porangaba, junto com o advogado de Guareí, Lourenço Vieira da Costa, no ano de 1996. Fio Ribeiro foi uma das autoridades, à época, que mais batalhou para que Porangaba se tornasse uma Comarca.

Em 1999, Fio se tornou âncora do “Jornal do Meio-dia”, na extinta Porangaba FM. Foi o pioneiro da cidade em utilizar os meios de comunicação para batalhar em benefício da população, reivindicando direitos e melhorias à cidade de Porangaba. Fio também criou o termo “Cidade Sinfonia”, o qual Porangaba leva até hoje diante de seu destaque musical no passado.

Nos intervalos musicais, Fio Ribeiro adorava executar canções de Altemar Dutra, Jessé, Roberto Carlos, músicas de Serestas e os seus favoritos boleros de Luis Miguel, em homenagem aos aniversariantes do dia.

Ainda na Porangaba FM, aos sábados, Fio Ribeiro apresentava o programa “Sala de Visitas”, onde os convidados contavam suas histórias e falavam sobre sua vida em nossa cidade.

Fio Ribeiro partiu e deixou sua grande paixão, a esposa Maria, os filhos Alessandra, Vanessa e Wendell; os netos Raphael, Liz Mariah, Isadora, e Pedro; o genro Rogério e a nora Lanna.

Descubra mais sobre Paulista FM

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading