Celebridades

Música, dança, cinema e atividades para geração de renda são oferecidas nas Oficinas Culturais no mês de fevereiro

No mês de fevereiro as Oficinas Culturais Alfredo VolpiMaestro Juan Serrano Oswald de Andrade, localizadas nas zonas leste, noroeste e centro de São Paulo, respectivamente, promovem diversas atividades, entre elas, mostras, cursos e laboratórios. Esta agenda tem o objetivo de atrair artistas de diferentes linguagens e novos empreendedores que buscam ampliar a capacitação na área da economia criativa. Algumas atividades exigem inscrição.

As atividades são oferecidas pelas Oficinas Culturais, programa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.
OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO

Para aqueles que querem movimentar o corpo de forma animada, as aulas de Zumba: os ritmos latinos da dança prometem apresentar, de maneira 100% prática, passos simples para iniciar na Zumba. A atividade é aberta para pessoas a partir dos 16 anos de idade e coordenada pela Glau, professora de dança e ritmos, com coreografias e ritmos latinos de intensidade moderada, seguida por alongamentos, respiração e relaxamento, contribuindo com o bem-estar. Com as inscrições abertas até 3 de fevereiro pelo link, as aulas iniciam no dia 7 de fevereiro e finalizam em 7 de março, às terças-feiras, das 19h30 às 21h.

A aula sobre a produção de Sabonete Líquido: Cosmética Natural, proposta pelo Núcleo de Capacitação Artística para Mulheres, tem o objetivo de contribuir em alternativas de renda buscadas pelas participantes. Durante o workshop poderão aprender sobre extratos, aromas, cores, tipos de pele e benefícios da cosmética natural com a Luciana Ribeiro, artista visual que atua na área de produção artesanal com especialização em produtos orgânicos e é proprietária da Figueirah Saboaria Artesanal. No dia 11 de fevereiro, das 9h às 11h, mulheres a partir dos 18 anos poderão participar da atividade e têm até o dia 9 de fevereiro para se inscrever neste link.

Em uma experiência gastronômica, cozinheiros e interessados em aprender uma receita nova terão uma aula coordenada pelas chefs de cozinha Isis Appes e Biga Appes, da Menina Brasileira – Cozinha Ecogastronômica, vão ensinar a fazer uma Quiche Caprese Vegano, um clássico francês com recheio italiano e na versão vegana, sem glúten e amêndoas e grão de bico entre os ingredientes. Voltada para o público a partir dos 18 anos, a atividade está programada para 27 de fevereiro, das 14h30 às 16h30, e as inscrições estão abertas até 22 de fevereiro neste link.

Essa atividade gastronômica será realizada presencialmente para os participantes inscritos e parte dela apresentada na página das Oficinas Culturais no Facebook, ao vivo, aberta para interação e dúvidas do público remoto.

OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

 

Na Oficina Cultural Alfredo Volpi terá uma iniciação ao Violão Popular com a coordenação do professor de música Renato de Sá, que propõe ampliar o conhecimento das técnicas básicas do violão e da leitura de cifras e tablaturas, priorizando o acompanhamento rítmico e o desenvolvimento de repertório popular dos alunos. As inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de fevereiro aqui, e com o início das aulas em 3 de março e conclusão em 31 de março, às sextas-feiras, das 16h30 às 17h30.

Continuando no campo musical, na oficina Viola Caipira – Iniciação à Técnica Solística, Renato de Sá apresentará formas que ampliam os conhecimentos em relação a técnica de execução solística desse instrumento, com os alunos voltados ao desenvolvimento rítmico-harmônico e à prática de grupo com um repertório focado na música Caipira Raiz. As inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de fevereiro aqui, dando início às aulas de 3 de março a 31 de março, às sextas-feiras, das 14h às 16h.

Para quem busca mostras de artes visuais, as Exposições #OKUPACORAGEMRESISTE e Alma Preta – 2ª Edição continuam em cartaz na Oficina Cultural Alfredo Volpi, abertas até 4 e 21 de março, respectivamente. A Exposição #OKUPACORAGEMRESISTE, mostra o início da Okupação Cultural Coragem, localizada no Conjunto Residencial José Bonifácio, na zona leste, visando fomentar o intercâmbio entre espaços culturais da região. Ela traz uma cronologia da história da ocupação cultural por meio de fotografias e obras de diversos artistas da região que foram expostas durante a 1ª Mostra de Arte Urbana de Itaquera. O público pode visitá-la de terça a quinta-feira, das 10h às 21h30, e de sexta e sábado, das 10h às 18h. A entrada é livre. A coordenação é de Michele Cavallieri, uma das fundadoras do coletivo e gestora do espaço.

E para complementar a OKUPACORAGEMRESISTE, terá a roda de conversa – Ocupações Culturais, mediada por Fernanda Nascimento, historiadora e pedagoga atuante em organizações do Terceiro Setor voltadas para cultura e educação desde 2005, além de integrante da curadoria e da gestão da Okupação Cultural C.O.R.A.G.E.M. O encontro não necessita de inscrição e ocorre no dia 4 de fevereiro, das 15h às 16h30.

 

Alma Preta – 2ª Edição, disponível para visitação de terça a quinta-feira, das 10h às 21h30, e de sexta-feira a sábado, das 10h às 18h, apresenta ícones da cultura mundial, entre eles, Alcione, Milton Nascimento, Maria Bethânia e Ray Charles retratados com as cores da chamada Unidade Africana: amarelo, verde e vermelho. O conjunto das obras tem a coordenação do Neno, um artista que busca capturar e registrar traços de pessoas pretas, além de buscar inspiração na cultura africana, nas religiões de matriz africana e no cristianismo.

 

Outra atividade que faz parte da programação da Exposição Alma Preta, é a Roda de Conversa – Arte e loucura: invenções e encruzilhadas entre os caminhos. Aqui, a proposta é caminhar por algumas encruzilhadas nas quais artistas e pessoas marginalizadas de toda parte se avizinham de alguma forma. O encontro, em 10 de fevereiro, das 14h às 16h, será mediado por Luis Lucena, licenciado em Filosofia e oficineiro no CAPS Itaquera II – Adulto.

 

Essa roda de conversa busca ressaltar a importância do trabalho do CAPS de Itaquera junto à linguagem artística, difundindo o trabalho de um dos pacientes atendidos e ajudando na ampliação do das obras dentro do campo das artes visuais que abordam questões como identidade, conceitos de loucura e racismo. A entrada é livre.

 

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

 

Voltado para os artistas e estudantes de dança maiores de 16 anos, o Laboratório de Criação: Campo Força Chama irá traçar algumas práticas de CampoForçaChama, nova criação de Josefa Pereira, que está em desenvolvimento no contexto do Projeto CASA. A artista convida ao entrelaçamento de noções em torno da memória, arquivo, testemunho, ficção e narrativa como motor que impulsiona a prática do movimento dançante. O link para inscrição estará disponível até 9 de fevereiro, com os encontros nos dias 13 a 16 de fevereiro, de segunda a quinta-feira, das 18h30 às 21h.

 

Laboratório Sonorocoreográfico convida os estudantes de dança, teatro e música para a atividade com a bailarina, atriz e pesquisadora Andréia Nhur, que compartilhará dinâmicas integradas de som, voz e movimento desenvolvidas nos últimos anos junto a seu Projeto Sonorocoreográfico, bem como procedimentos utilizados em suas últimas criações. As inscrições estão abertas até o dia 9 de fevereiro aqui, a seleção é feita por meio do currículo e carta de interesse. A oficina ocorrerá nos dias 14 a 16 de fevereiro, terça a quinta-feira, das 10h30 às 13h30.

 

Aproveitando o período de férias da criançada, o Cine Oswaldinho: Verão Criança está com a exibição de filmes voltados para toda a família até o dia 18 de março. No mês de fevereiro temos algumas animações: dia 4/2 – Lilo & Stitch; dia 11/2 – Rio; dia 25/2 – Luca. Os ingressos são distribuídos com 1 hora de antecedência na bilheteria da Oficina.

 

SERVIÇO:  

Programação gratuita

 

OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO

ZUMBA: OS RITMOS LATINOS DA DANÇA

Coordenação: Glau Fit

7/02 a 7/03 – terças-feiras – 19h30 às 21h

Faixa etária: maiores de 16 anos

Inscrições: até 3/02 – aqui

Vagas: 15

 

SABONETE LÍQUIDO: COSMÉTICA NATURAL

Coordenação: Luciana Ribeiro

11/02 – sábado – 9h às 11h

Faixa etária: maiores de 18 anos

Inscrições: até 9/02 – aqui

Vagas: 15

 

QUICHE CAPRESE VEGANO – CLÁSSICO FRANCÊS COM RECHEIO INTALIANO: EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA

Coordenação: Menina Brasileira – Cozinha Ecogastronômica

27/02 – segunda-feira – 14h30 às 16h30

Faixa etária: maiores de 18 anos

Atividade híbrida com interação ao vivo

Inscrições: 1/02 a 22/02

Vagas: 15 presenciais, 135 virtuais – aqui

————-

Rua Joaquim Pimentel, 200 — Cohab Taipas — São Paulo (Próximo a pontos de ônibus)

Telefone: (11) 3994-3362 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Para visitar a Oficina, agende antecipadamente pelo WhatsApp (11) 3971-3640.

No site Oficinas Culturais, o público encontra informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação de Covid-19;

Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes e barras de segurança no sanitário

Programação gratuita. Para conferir a programação completa acesse o site do programa Oficinas Culturais.

 

OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

 

INICIAÇÃO AO VIOLÃO POPULAR II

Coordenação: Renato de Sá

3/03 a 31/03 – sextas-feiras – 16h30 a 17h30

Faixa etária: livre

Inscrições: 13/02 a 23/02 – aqui

Vagas: 8

 

VIOLA CAIPIRA – INICIAÇÃO À TÉCNICA SOLÍSTICA II

Coordenação: Renato Sá

3/03 a 31/03 – sextas-feiras – 14h às 16h

Faixa etária: livre

Inscrições: 13/02 23/02 – aqui

Vagas: 17

 

EXPOSIÇÃO: #OKUPACORAGEMRESISTE

Coordenação: Michele Cavallieri

14/01 a 4/03 – terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras – 10h às 21h30; sextas-feiras e sábados – 10h às 18h

Faixa etária: livre

 

RODA DE CONVERSA – OCUPAÇÕES CULTURAIS

Coordenação: Michele Cavallieri e Fernanda Nascimento

4/02 – sábado – 15h às 16h30

Faixa etária: livre

 

EXPOSIÇÃO: ALMA PRETA – 2‘ EDIÇÃO

Coordenação: Neno

17/01 a 21/03 – terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras – 10h às 21h30; sextas-feiras e sábados – 10h às 18h

Faixa etária: livre

 

RODA DE CONVERSA – ARTE E LOUCURA: INVENÇÕES E ENCRUZILHADAS ENTRE OS CAMINHOS

Coordenação: Luis Lucena

10/02 – sexta-feira – 14h às 16h

Faixa etária: livre

————-

Rua Américo Salvador Novelli, 416 — Itaquera — São Paulo

Telefone: (11) 2205-5180 | Horário de funcionamento: Terças às quintas-feiras, das 10h às 21h30|

Sextas e Sábados das 10h às 18h.

Detalhes sobre os protocolos para visitas podem ser conferidos no site.

Acessibilidade: Elevador, banheiro acessível para cadeirantes e rampa de acesso na entrada.

 

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

 

ATELIÊ ABERTO DE GRAVURA

Coordenação: Merien Rodrigues

6/02 a 24/04 – segundas-feiras, das 15h às 21h (exceto dia 20/02 devido ao carnaval)

Faixa etária: maiores de 16 anos

Aberta ao público, de acordo com a lotação da sala

Vagas: 20

 

LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO: CAMPO FORÇA CHAMA

Coordenação: Josefa Pereira da Silva

13 a 16/02 – segunda a quinta-feira – 18h30 às 21h

Faixa etária: maiores de 16 anos

Inscrição: até 9/02 – aqui

Vagas: 20

 

LABORATÓRIO SONOROCOREOGRÁFICO

Coordenação: Andréia Nhur

14/02 a 16/02 – terça a quinta-feira – 10h30 às 13h30

Faixa etária: maiores de 14 anos

Inscrição: até 9/02 – aqui

Seleção: Currículo e carta de interesse

Vagas: 20

 

CINE OSWALDINHO: VERÃO CRIANÇA

Coordenação: Oficina Cultural Oswald de Andrade

21/01 a 18/03 – sábados – 15h às 17h (exceto sábado dia 18/02, Carnaval)

4/02 – Lilo & Stitch

11/02 – Rio

25/02 – Luca

Faixa etária: livre

Vagas: 25 lugares

Ingressos distribuídos com 1h de antecedência

—————

Rua Três Rios, 363 — Bom Retiro — São Paulo

Telefone: (11) 3222-2662 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 21h00, aos sábados das 11h às 18h.

Grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente por e-mail informado no site da Oficina. No site Oficinas Culturais, o público encontra informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação de Covid-19;

Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes.

Programação gratuita. Para conferir a programação completa acesse o site do programa Oficinas Culturais.

 

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.

Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

Poiesis – Coordenação de Comunicação

Carla Regina | (11) 4096-9827

Assessoria de Imprensa

Camila Barbosa | (11) 4096-9864

Jariza Rugiano | (11) 4096-9810

Mariana Lima | (11) 4096-9852

Kallany Ruiz | (11) 4096-9864

Para os contatos de e-mail, acesse a área de Imprensa no site da Poiesis.
Assessoria de Imprensa — Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo 

(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162

(11) 98849-5303 (plantão)

Para os contatos de e-mail, acesse a área de Imprensa no site da SEC.

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Descubra mais sobre Paulista FM

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading